Durante a produção deste vídeo para o CEJAM, me surgiu a necessidade de criar um livro animado que faria parte da história do vídeo. O conteúdo das páginas foi animado em After Effects, então renderizado a parte e aplicado como textura em um livro 3D.

Durante este processo todo, eu precisei pular de um programa para o outro, lidar com as texturas das páginas, renderizar o 3D, substituir…e logo percebi que para um próximo projeto, teria que pensar uma forma mais eficiente e prática.

Então comecei a estudar uma forma de criar um livro inteiramente no After Effects.

Depois de alguns testes, a melhor forma que encontrei de simular as páginas virando, foi com o efeito ‘CC Page Turn’ e o ‘Drop Shadow‘, nativos do After Effects.

Não fica uma solução igual a uma página 3D, mas é o mais perto que eu consegui chegar. Fiz algumas páginas virando, separei elas em composições, estudei a lógica de como elas são sobrepostas da melhor forma ( o CC Page Turn tem opções de página de frente e verso, etc. ) e depois de uns testes, fiquei com um ‘rascunho’ de um livro que me deixou satisfeito.

Com este ‘rascunho’, comecei a escrever o script que iria automatizar este processo e gerar quantas páginas eu precisar, numa composição principal.

Daí surgiu o Flipping Book.

Flipping Book


Na aba ‘Create‘, o usuário escolhe a quantidade de páginas que o livro terá e o recorte de canto de página: reto ou arredondado.

Ao clicar no ‘Create‘, uma composição chamada ‘Flipping Book‘ é criada, bem como as composições de cada página alinhadas, sendo folheadas num intervalo de tempo de 1 segundo.

Como um livro pode ter várias páginas, fica fácil se perder em meio a tantas composições na timeline, portanto para isso criei uma aba ‘Edit‘ onde o usuário pode aumentar ou diminuir o tempo de duração da página que desejar.

Enfim, foi um desafio interessante criar esta ferramenta, e com ela aprendi a trabalhar melhor alguns aspectos do After Effects. Estou satisfeito com o resultado porque ela pode ser útil em qualquer outro projeto que envolva livro animado.

Sem a preocupação de criar o livro em si, sobra tempo para melhorar a qualidade do trabalho de animação dentro de cada página.

Aqui está um exemplo de aplicação que eu montei rapidamente, simulando uma revista em quadrinhos:

Espero futuramente preparar este script para disponibilizá-lo online. Se quiser receber um aviso, se inscreva na Newsletter.

Se inscreva na Newsletter e fique por dentro das novidades.

* indicates required



Se você se interessou pelo meu trabalho e quiser conversar comigo, me escreva em [ cleber @ cgbordin.com ].


Criado por Cleber Galves Bordin.
Facebook – https://www.facebook.com/cgbordin
Linkedin – https://br.linkedin.com/in/cleberbordin