É muito bom para a organização de um projeto de After Effects, criar pre-composições e quebrar cenas, elementos complexos em partes separadas.

Esta prática facilita bastante uma leitura da timeline, entender suas masks, fazer ajustes de tempo de cenas… porém, nesta organização de pre-composições eu sempre tive problema com o áudio.

O áudio da composição principal é a referência para a animação das cenas e elementos que estão na pre-composição. Então eu fazia o que é natural: duplicava o áudio, cortava ele no ponto de inicio e copiava pra dentro da pre-composição. Assim eu tinha uma cópia do áudio da composição principal, dentro da pre-composição e ambos ‘sincronizados’.

Isto sempre me gerou um desconforto porque eu sabia que, uma vez que eu precisasse editar a posição destas pre-composições na composição principal, todos estes áudios que estão nas pré-composições iriam ficar fora de sincronia.

E realmente, 99% das vezes eu tinha que esticar o tempo de uma pre-composição aqui e ali… e todos os áudios dentro das pre-composições perdiam a sincronia.

Solução

Pesquisando por soluções na internet, encontrei este Tutorial e nele aprendi uma expressão, que é aplicada num Time Remap no áudio que está dentro da Pré-Composição:

// começo do código
C = comp ('nome_da_composição_principal');
L = C.layer ('nome_da_precomp');
MainT = time + L.startTime;
// fim do código

Curta e eficiente, esta expressão garante que o áudio da pre-composição estará sempre alinhado com o áudio da composição principal.

Resolvido este problema, eu escrevi um script chamado SyncAudio para facilitar o processo de criação desta expressão.

O script ainda é um work-in-progress, espero em breve torná-lo disponível para download.

SyncAudio UI

SyncAudio UI

Basta fazer uma cópia do audio da composição principal para dentro da pre-composição e, com este áudio selecionado, rodar o script.
Nele é só selecionar qual é a composição principal no menu dropdown e apertar o botão SyncAudio.

Pronto, agora o áudio da pré-composição permanece sincronizado com o audio da composição principal, facilitando qualquer trabalho de ajuste de edição das pre-composições.

Espero futuramente preparar este script para disponibilizá-lo online. Se quiser receber um aviso, se inscreva inserindo seu email no campo abaixo.


Se você se interessou pelo meu trabalho e quiser conversar comigo, me escreva em [ cleber @ cgbordin.com ].


Criado por Cleber Galves Bordin.
Facebook – https://www.facebook.com/cgbordin
Linkedin – https://br.linkedin.com/in/cleberbordin